Vegano, Hipoalergênico e Free, sabe a diferença?


 

Segundo a Revista VOGUE, "um vidro de esmalte geralmente contém mais de 50 substâncias químicas que entram na corrente sanguínea após 2 horas da aplicação, de acordo com estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, juntamente com o Environmental Working Group (EWG), uma organização ambiental americana.

Entre todas as substâncias encontradas dentro dos esmaltes, as mais conhecidas - e mais nocivas - são o “trio tóxico”, que inclui formaldeído (ou formol), substância carcinógena; o tolueno, substância usada para dar uma textura mais suave ao esmalte e evitar que o pigmento se separe na fórmula e causador de náuseas, tonturas e irritações na pele, nariz e olhos; e o ftalato de dibutilo (ou DBP), um plastificante usado para dar brilho ao esmalte e evitar que ele descasque na unha - alguns médicos afirmam que ele pode vir a interferir no sistema hormonal e até prejudicar a gravidez e fertilidade de mulheres."


Independente da descrição no rótulo, identifique quais são as substâncias tóxicas existentes na fórmula que aparece no rótulo do vidrinho, sim, aquelas bem pequeninas, colocadas assim pra não chamar sua atenção. 


Vejam 10 substâncias tóxicas contidas em muitos esmaltes:


1- Tolueno

2- Formaldeído

3- Dibutil-ftalato (DBP)

4- Cânfora Sintética

5- TPHD

6- Paraben

7- Xileno

8- Estireno

9- Benzofenona-1

10- Benzofenona-3


FÓRMULA VEGANA


Esmalte vegano é aquele que não possui matéria prima de origem animal em sua formulação e não são testados em animais. Não está associado a existência de substância que podem causar alergia.



FÓRMULA HIPOALERGÊNICA


Esmalte hipoalergênico é aquele que não contém em sua formulação PELO MENOS três substâncias que possuem grande potencial de causar alergia. São elas:


Formaldeído - composto químico responsável pela cobertura e endurecimento do esmalte;

Tolueno - solvente utilizado para melhorar a aplicação e diminuir o tempo de secagem;

Dibutilftalato (DBP) - plastificante que ajuda a aumentar a durabilidade do produto.


> ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ESMALTE HIPOALERGÊNICO ESTÁ LIVRE DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS, FICA LIGADA!!! Estão livres das principais sim, mas não LIVRES no sentido amplo.



FÓRMULA FREE


Para tornar a relação consumidor/indústria cosmética mais transparente, algumas marcas passaram a informar em seus rótulos a quantidade de substâncias tóxicas não presentes na composição dos seus esmaltes. É exatamente isso o que significam os termos 3, 4 ou 7 free. 


Veja a seguir as expressões mais vistas em rótulo de esmalte:


3 free: livres de formol, toluenol e DBP (dibutilftalato);

4 free: livres de formol, toluenol, dibutilftalato e resina do formaldeído (formaldehyde resin);

7 free: livres de DBP (dibutilftalato), toluenol, formol, formaldehyde resin (resina de formaldeído), petrolato, cânfora, e outras substâncias tóxicas. 

10 free: livres de Tolueno, Formaldeído, Dibutil-ftalato, Cânfora Sintética, TPHD, Paraben, Xileno, Estireno, Benzofenona-1, Benzofenona-3.





Espero que esse post seja útil pra vocês. 


Referências bibliográficas:

1- https://vogue.globo.com/beleza/maquiagem/noticia/2018/08/esmalte-do-bem-conheca-marcas-que-nao-levam-substancias-toxicas.html

2- https://namu.com.br/portal/estetica/maos-e-pes/esmaltes-com-substancias-cancerigenas/

Nenhum comentário :

Postar um comentário